“Eu gostava de te oferecer 100.000 cigarros, uma dúzia de vestidos daqueles mais modernos, um automóvel, uma casinha de lava que tu tanto querias, um ramalhete de flores de quatro tostões.” | Ana Margarida de Carvalho | Germano Almeida e Luís Cardoso | Mod. Pedro Vieira
“Eu gostava de te oferecer 100.000 cigarros, uma dúzia de vestidos daqueles mais modernos, um automóvel, uma casinha de lava que tu tanto querias, um ramalhete de flores de quatro tostões.” O desejo de Ventura, protagonista do filme “Juventude em Marcha” de Pedro Costa, serve de mote para uma conversa com os escritores Ana Margarida de Carvalho (PT), Germano Almeida (CV) e Luís Cardoso (TL), moderados pelo escritor e ilustrador Pedro Vieira.
::
Nas Conversas, queremos conjugar o verbo Ser, não no presente, mas no gerúndio. Estamos sendo pessoas que fazem perguntas, que partilham modos de ser frátria, discutem Língua, Literatura e Liberdade.
Pela primeira vez, elas são marcadas exclusivamente pela quadrangulação geográfica de países de língua oficial portuguesa. Três escritores, de cada um dos vértices transoceânicos, conversam com um moderador.
A anteceder cada encontro, há Canções de boas vindas e Cordialidade; no final, há sessões de autógrafos. Todas as histórias contam, todas se cruzam e fundem.